Formação

Nesta secção pode encontrar as formações permanentes em Comunicação Clínica

Curso de Especialização em Competências de Comunicação Clínica

Encontram abertas até ao dia 10 de setembro de 2021 as candidaturas para uma nova edição do Curso de Especialização em Competências de Comunicação Clínica.

A estrutura e conteúdos do Curso mantêm-se com o foco no ensino e treino de competências de comunicação em todos os contextos de saúde, com o objetivo aumentar a eficácia clínica, reforçar a relação terapêutica, promover a partilha de decisões e aumentar a satisfação de doentes/utentes e familiares, e dos profissionais de saúde. 

Mais informações e apresentação de candidaturas através do link: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2021&pv_origem=CAND&pv_tipo_cur_sigla=E&pv_curso_id=1198


Mestrado em Comunicação Clínica e Especialização em Competências de Comunicação Clínica

INSCRIÇÕES EM ANOS ALTERNADOS

 DURAÇÃO: 2 semestres – ESPECIALIZAÇÃO; 4 semestres – MESTRADO (com dissertação).
 HORÁRIO: 6.ª (17h – 22h) todas as semanas e alguns sábados (9h00-13h00); mais 4.ª (17h – 21h) no MESTRADO.
 INÍCIO do CURSO: Outubro.
 ONDE/ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Unidade de Psicologia Médica – Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental. 

 DESTINATÁRIOS: Profissionais com prática clínica. 

 DESCRIÇÃO:
– Formação práxica (e investigação aplicada no MESTRADO) no campo da Comunicação Clínica e da Relação Clínica com o Doente, em três fases: básica, avançada e especializada.
– Conteúdos, entre outros, (1) competências inerentes a uma entrevista clínica – modelo focado no doente e modelo focado no clínico (escuta ativa, fornecer estrutura, recolher e fornecer informação, construir a relação, técnicas de exame físico, informar, planear e acordar um plano terapêutico), (2) manejo das situações difíceis/emoções fortes, (3) lidar com más notícias, (4) entrevista motivacional, (5) relação com doente impossibilitado de falar, ansioso e deprimido, (6) entrevista com a família e (7) entrevista em diferentes fases etárias do doente: com crianças, adolescentes e idade avançada.
 

MAIS INFORMAÇÕES EM:
Especialização: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CAND&pv_tipo_cur_sigla=E&pv_curso_id=1198
Mestrado: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2020&pv_origem=CAND&pv_tipo_cur_sigla=M&pv_curso_id=1158