Formação

Nesta secção pode encontrar as formações permanentes em Comunicação Clínica

Mestrado em Comunicação Clínica e Especialização em Competências de Comunicação Clínica

INSCRIÇÕES EM ANOS ALTERNADOS

 DURAÇÃO: 2 semestres – ESPECIALIZAÇÃO; 4 semestres – MESTRADO (com dissertação).
 HORÁRIO: 6.ª (17h – 22h) todas as semanas e alguns sábados (9h00-13h00); mais 4.ª (17h – 21h) no MESTRADO.
 INÍCIO do CURSO: Outubro.
 ONDE/ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Unidade de Psicologia Médica – Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental. 

 DESTINATÁRIOS: Profissionais com prática clínica. 

 DESCRIÇÃO:
– Formação práxica (e investigação aplicada no MESTRADO) no campo da Comunicação Clínica e da Relação Clínica com o Doente, em três fases: básica, avançada e especializada.
– Conteúdos, entre outros, (1) competências inerentes a uma entrevista clínica – modelo focado no doente e modelo focado no clínico (escuta ativa, fornecer estrutura, recolher e fornecer informação, construir a relação, técnicas de exame físico, informar, planear e acordar um plano terapêutico), (2) manejo das situações difíceis/emoções fortes, (3) lidar com más notícias, (4) entrevista motivacional, (5) relação com doente impossibilitado de falar, ansioso e deprimido, (6) entrevista com a família e (7) entrevista em diferentes fases etárias do doente: com crianças, adolescentes e idade avançada.
 

MAIS INFORMAÇÕES EM:
Especialização: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2019&pv_origem=CAND&pv_tipo_cur_sigla=E&pv_curso_id=1198
Mestrado: https://sigarra.up.pt/fmup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2020&pv_origem=CAND&pv_tipo_cur_sigla=M&pv_curso_id=1158